Google Trends! Essa é a ferramenta certa para você que é ou que pretende se tornar criador de conteúdo para a internet. O Google Trends é uma ferramenta que apresenta gráficos que mostram a frequência em que um determinado termo é procurado na internet em várias regiões do mundo e em vários idiomas.

GOOGLE TRENDS

De forma bem simplificada, o eixo horizontal do gráfico representa um período específico e o eixo vertical mostra a frequência com que o termo é pesquisado globalmente.

 

GOOGLE TRENDS

 

Abaixo do gráfico principal, a popularidade é dividida por países, regiões, cidades e linguagem. E uma função bem legal é você ter como comparar as pesquisas entre um termo e outro, isso faz com que você escolha qual é a palavra ou termo que mais as pessoas estão pesquisando naquele momento.

E não só naquele momento mas também se o termo em questão está em queda ou em crescimento. Por exemplo imagina uma pesquisa que mostra ano a ano, mês a mês o volume que uma determinada palavra ou termo está sendo procurada ao redor do mundo, é possível ver a ascensão ou não daquela palavra.

O Google Trends possui cerca de 100 bilhões de pesquisas todo mês, segundo o próprio Google. Só essa informação já mostra a importância que essa ferramenta tem na vida daqueles que trabalham com criação de conteúdo em todo o mundo.

GOOGLE TRENDS

 

Como eu faço? Toda vez que vou criar um artigo para um de meus Blogs eu uso obrigatoriamente essas duas ferramentas: GOOGLE TRENDS e GOOGLE ADWORDS.

SISTEMA CAMPEÃO

Por que? O Google Trends me mostra muito claramente quais são as palavras chave que mais estão sendo procuradas ao redor do mundo para aquele tipo de artigo que pretendo escrever. Assim eu acabo selecionando em torno de 2 palavras para ir para a segunda fase.

Por exemplo se é um artigo sobre carro. Eu pesquiso “carro” e pesquiso “car”, faça o teste e você verá o tamanho da diferença do número de pesquisa que uma palavra tem da outra. Por isso muitas das minhas palavras chave em alguns sites são em Inglês.

Geralmente eu costumo usar palavras chave em Inglês quando o artigo possui muitas imagens, pois dessa forma o que mais interessa no artigo são as imagens e nem tanto a parte escrita. Por exemplo: Os 20 carros rebaixados mais compartilhados no PINTEREST! Veja que o legal é ver os carros e não ler sobre eles.

 

GOOGLE TRENDS

 

No caso de artigo sem muitas imagens eu prefiro ficar no Português pois ai o interessante já é o texto e quem possivelmente vai ler será leitores de língua portuguesa que por sua vez farão a pesquisa em português.

Bem já na segunda fase eu vou até o GOOGLE ADWORDS munido das duas palavras selecionadas no TRENDS e faço um pesquisa, para descobrir qual daquelas palavras tem o maior CPC (CUSTO POR CLIQUE) isso é muito importante.

Depois vou fazer um post detalhando mais o GOOGLE ADWORDS mas para você entender essa parte, quanto maior é o CPC maior é o valor que você receberá a cada clicada que derem em seus anúncios.

DE OLHO DE CPC

Portanto as vezes palavras parecidas em termos de procura podem ser bem diferentes no quesito valores. Então escolha sempre aquelas palavras que além de terem grande procura possuem também um bom CPC.

Mas na realidade essas duas coisas dificilmente andam juntas. Você terá que fazer escolhas, por exemplo, geralmente palavras que tem um alto nível de procura possui CPC baixo e vice versa.

O que eu costumo fazer é achar o equilíbrio mais perfeito possível. Mas no meu caso eu sempre prefiro deixar a balança mais pesada para o lado do volume de buscas ao invés de CPC.

Assim você consegue trazer mais volume de trafego para seu site, e a pessoas podem rodar por diversos artigos e temas, gerando mais receita para você.

Cadastre-se no Google, vasculhe essas ferramentas façam testes, usem bastante a criatividade, e mudem as configurações dos artigos caso alguma mudança ocorra nessas ferramentas, não tenha medo de mudar um título ou uma palavra chave de um artigo antigo, isso é lenda. Estude e faça o que precisa ser feito.