As competências do futuro são na verdade o oposto do que a lógica indicaria. Isso porque quando pensamos em futuro imaginamos robôs trabalhando, inteligência artificial em toda parte e um mundo dominado pela tecnologia.

Por esse ângulo o correto seria estudar sobre engenharia espacial, tecnologia robótica, etc. Mas não são essas características que te ajudarão a ser bem sucedido no futuro.

Na verdade as principais competências do futuro não terão nada a ver com tecnologia. Todas elas estarão relacionadas as capacidades humanas.

Em um mundo onde as máquinas executarão todas as tarefas repetitivas e padronizadas, as pessoas precisarão usar seus talentos pessoais e a capacidade cognitiva que só nós humanos temos.

COMPETÊNCIAS DO FUTURO

EMPATIA – Aptidão para se identificar com o outro e capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, sentir o que a outra pessoa está sentido, etc.

Pois é, algo que parece estar diminuindo a cada dia que passa será extremamente necessário para o mercado de trabalho no futuro.

E essa capacidade é interessante pois dificilmente você poderá aprender esse tipo de competência, na verdade a empatia poderá até ser dominada mas nunca adquirida.

CRIATIVIDADE – Capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua.

Essa capacidade de criar a partir da imaginação, pode ser considerada por muitos como algo genético ou de nascença mas estudos mostram que se pode aprender ser uma pessoa mais criativa.

Hoje em dia já existe cursos, palestras e escolas voltadas totalmente para o desenvolvimento da criatividade. Aqui no Brasil quem comanda essa turma é o Murilo Gun vale a pena dar uma olhada é bem legal.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – Ter total conhecimento de si próprio, capacidade de se avaliar, compreender suas limitações, e ter condição de se automotivar independente da circunstância.

 

COMPETÊNCIAS DO FUTURO

ALGUMAS CAPACIDADES TEM EXCLUSIVIDADE HUMANA

Identificar suas emoções com mais facilidade, deverá ser pré requisito no mercado de trabalho futuro, hoje em dia a I.E. já é considerada como a característica mais importante em uma pessoa para se alcançar o sucesso. Mais até que o Q.I.

Veja mais nesse artigo sobre a principal característica para se alcançar o sucesso.

APRENDIZAGEM E TREINAMENTO

CAPACIDADE PARA RESOLVER PROBLEMAS COMPLEXOS – Ser treinado para resolver problemas complexos será primordial para o mercado no futuro.

Hoje em dia já é algo muito importante mais ainda não é fundamental. Aqui no Brasil segundo a consultoria AFFERO LAB essa é a competência mais difícil de se encontrar em profissionais brasileiros.

Existem dois tipos: a combinatórial e a dinâmica. Resumidamente a combinatorial está relacionada a problemas onde a resolução está ligada as combinações de alguns fatores. Exemplo: Qual é a melhor rota para uma entrega de caminhão de São Paulo até o Acre? Basta analisar as alternativas possíveis e resolver a questão certo?

Já a dinâmica, envolve problemas cuja resolução depende de fatores que não estão ao seu total alcance. Por exemplo. Como dobrar o faturamento da empresa em dois anos, sem demitir ninguém e sem precisar de capital extra? Perceba que não basta apenas analisar as opções é necessário um estudo mais aprofundado e que terá relação com fatores que não podem ser controlados.

FLEXIBILIDADE COGNITIVA – Capacidade para conseguir mudar e emitir respostas alternativas diante de uma mesma situação. Também é a capacidade de adaptação ao novo capital humano, aos novos clientes, as novas gerações, etc.

Aquele sujeito meio quadradão que não muda suas ideias e não abre espaço para ideias novas está definitivamente com os dias contados. Ser flexível e aceitar as diferenças será fundamental, ou você tem isso ou está fora.

O BÁSICO SERÁ PRIMORDIAL

META COMPETÊNCIA – Compreende quatro capacidades básicas para qualquer tipo de profissional do futuro. FAZER, ORGANIZAR, CONVIVER E APRIMORAR. Isso parece ser algo tão básico não é mesmo, no futuro será.

Desde o cargo mais baixo de uma empresa ao mais alto, todos deverão seguir esse padrão de comportamento. Isso facilitará a vida de todos, e uma coisa tão simples quanto essa em larga escala como em uma cidade, você pode imaginar o tamanho do benefício implícito a todos.

O capital humano ainda será o principal ativo das empresas. Pessoas mais desenvolvidas, menos preconceituosas, mais flexíveis e com menos barreiras mentais. O autoconhecimento será tão necessário quanto o vestibular nos dias atuais.

 

COMPETÊNCIAS DO FUTURO

PARA DESENVOLVER CAPACIDADES COGNITIVAS VOCÊ DEVERÁ PRIMEIRO SE AUTOCONHECER.

 

LOGO ALI!

Quando falamos em futuro parece que é algo que vai acontecer daqui 100 anos, mas na verdade as coisas acontecerão muito mais depressa do que esperávamos.

Segundo o FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL 35% das competências requisitadas pelas empresas para o mercado mudarão nos próximos 4 anos.

Claro que as competências do futuro ainda incluem conhecimentos técnicos. Porém os grandes profissionais além de suas habilidades técnicas deverão obrigatoriamente complementar seus talentos com atributos comportamentais.